Analisando o teaser de Death Note

A Netflix divulgou o primeiro teaser da versão americana do mangá Death Note, que você pode conferir AQUI.

Após a contratação de alguns atores ocidentais, algumas críticas já pairavam no ar da Netflix, já que escolher atores ocidentais para viver personagens orientais, não é uma boa escolha, mas tudo foi explicado, a adaptação se passa nos Estados Unidos, e por isso atores ocidentais. Por enquanto muitas dúvidas ficam sem respostas, mesmo após o primeiro teaser e é isso que vamos discutir agora.

Adaptação

A história gira em torno de Ligth Yagami, um jovem do ensino médio que encontra um caderno sobrenatural, no qual pode matar pessoas se o nome, a causa da morte e a data forem escritos nele enquanto o portador visualizar o rosto de alguém que quer assassinar. A partir daí Light tenta eliminar todos os criminosos e criar um mundo onde não exista o mal e isso deixa a população divididos com essa opinião, mas seus planos são contrariados por L, um famoso detetive. A trama se transforma em um “jogo de xadrez”, com a disputa para ver qual é mais inteligente que o outro.

Death Note é um mangá que já contou com adaptações em outras mídias, anime e até teatro (acredite, eu já vi uma peça de teatro sobre Death Note), e dessa vez terá uma adaptação em filme. Assim como no mangá, o anime tem um arco fechado, finalizando a história de Light Yagami onde deveria ter acabado, fazendo de Death Note um dos melhores mangás/animes já feitos, com uma história interessante e bem desenvolvida, fica difícil adaptar para qualquer outra mídia, já que por mais que possam ser criadas diversas outras tramas ou questionamentos para a série, dificilmente será feito de uma forma mais inteligente.

Agora em relação a mudanças dos personagens, não existe problema nenhum. Seja pelo fato que ninguém mais será japonês ou por terem os nomes diferente,e até mesmo por L ser negro. Não existe problema nenhum com isso, não será motivo para a adaptação ser ruim, de um modo é até interessante ver como essas mudanças afetarão o filme.

Adaptar um anime desse nível, para uma mídia mais curta e com um tempo reduzido, talvez seja preciso ser adaptado de uma forma inteligente, para passar a mesma visão da série, ou até uma coisa nova, mas na mesma pegada.

Tom

A série não segue bem o padrão de animes, mais coloridos e tal, Death Note é um pouco mais sombrio, desde o tom do anime até a discussão pesada que a série aborda, pois o protagonista é um cara que de uma forma é um assassino que age pelas causas certas (ou não).

O que podemos ver no teaser, que também será um filme bem sombrio, mas ainda é cedo para dizer se as mesmas discussões que o anime causava será despertado no filme também, e isso é parte importante para definir o tom do filme.

Personagens

Em relação aos personagens, percebemos diversas mudanças. É difícil dizer se as personalidades serão as mesmas, a teaser deu algumas brechas que isso não será idêntico ao anime, já que podemos ver trechos que dizem ao contrário. Por exemplo a cena em que Ligth está correndo da polícia, já fica a dúvida no ar se o plano de Light será mesmo infalível como no anime. Percebemos também que L será um pouco mais ativo, não mais aquele estilo autista, meio aéreo que o personagem tinha da série. Já Ryuk não é mostrado perfeitamente, apenas vemos a silhueta dele no final do teaser e um frame com ele nas sombras e só o olho vermelho, já podemos ter uma ideia do seu visual.

Discussão

Além do tom sombrio, a discussão é de extrema importância para o tom da série, e principalmente para o debate que a série causa entre a temática de Death Note, se Kira é um assassino, um salvador, o herói ou o vilão ou se Light está certo ou L está certo. O anime nunca deu a resposta, o filme para ser completo, não pode dar a resposta. Isso fica para o espectador responder, o debate precisa existir. Isso trás peso para os personagens e principalmente para a trama.

A adaptação não precisa ser fiel ao mangá ou ao anime, basta ter a essência, a alma de Death Note, e ter aquilo que nos fez gostar tanto dessa série. Agora é só esperar dia 25 de Agosto!

Por Gabriel Stuchi

#DeathNote #netflix #teaserDeathNote