Batman: A Piada Mortal (filme/animação) | Crítica

A animação foi baseada no famoso quadrinho entitulado: “A Piada Mortal” lançada em 1988,  realizada por Alan Moore e Brian Bolland. Caso você não saiba Alan Moore foi responsável pelas HQs de Watchman e V de Vingança.

A animação começa bem diferente dos quadrinhos com uma história introdutória da Batgirl, que foi bem arrastada e para polemizar existiu uma parte mais amorosa entra ela e Batman. Essa parte inicial os traços são mais infantis e fica difícil associar no início do filme com a Piada Mortal, por um momento achei que estava na sessão errada, ao entrar

O filme segue ambiente dark das HQs sempre com destaque para o Coringa, no qual Mark Hamill apresenta um ótimo trabalho e mostrou experiência com o palhaço do crime. Avaliação:

Veja trailer da animação: Batman – A Piada Mortal

SPOILERS

Caso você queira rever a história dos quadrinhos, assista este vídeo do canal Nerd All Stars, mas cuidado com Spoilers.

Existe uma polêmica referente ao final dos quadrinhos, no qual existe uma interpretação que na verdade o Batman mata o Coringa quebrando seu pescoço. Grant Morrison foi o defensor desta teoria leia seu texto:

“O que eu amo na HQ é que ninguém percebe, 20 anos depois, que Batman matou o Coringa. É por isso que se chama The Killing Joke! Quando o Batman chega no pescoço do Coringa e o quebra, a risada para, simplesmente para. É realmente óbvio, se você prestar atenção. Esta é a última piada, este é o fim inevitável, esta é a piada mortal – está no título! É a história definitiva, qualquer coisa que veio depois é um eco dessa HQ. Brian Bolland mesmo diz: ‘Ele vai direto no pescoço e quebra!'”.

Fonte: https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/piada-mortal-e-obvio-que-batman-mata-o-coringa-diz-grant-morrison/

No entanto na animação o Diretor não parece gostar desta interpretação e não deu sequer uma brecha para esta interpretação.

SAIBA MAIS

Veja também: 5 HQs do Alan Moore:

Veja Blog oficial de Brian Bolland: http://brianbolland.blogspot.com.br/

Veja o profile de Alan Moore agrupado pelo The Guardian: https://www.theguardian.com/books/alan-moore

#joker #Quadrinhos #dc #batgirl #batman #Apiadamortal #BrianBolland #coringa #AlanMoore #animação