Capitão América e conceito de ricochetear escudo

Capitão América além de ser um super soldado, tem como aliado seu escudo. Sua fiel arma já foi modificada diversas vezes nas HQs e acabou se refletindo timidamente no MCU.


O primeiro escudo era triangular e teve pouca utilidade. Sua arma foi modificada logo na segunda edição de Capitão América e era usado como um escudo normal.



Mas foi em Capitão América #3 que Stan Lee cria o lançamento de escudo. Ele foi o primeiro artista a mostrar a técnica, no qual Steve tenta proteger um homem mas o escudo nao ricocheteia.

É interessante entender que isso foi em 1940, e o capitão não usava armas de fogo. Isso demonstra o período pré-guerra em que estavam vivendo. Vale lembrar que dois anos antes nasceu o Batman. Aqui tem uma série de vídeos interessantes que conta a época de oura da DC Comics.


Mas em Avengers #5, Jack Kirby dá um upgrade na técnica e agora podemos ver o escudo ricocheteando pela primeira vez. O recurso foi utilizado como marca registrada do herói desde então. Algumas vezes com certo exagero ou até mesmo ilógico.



Por mais impossível que seja a técnica é marca registrada do herói. A própria Marve no MCU brinca com o fato quando o Spiderman diz em Guerra Civil que o escudo não respeita as leis da física. Por se tratar de um material que não existe em nossa realidade o Vibranium, tudo é possível. Tentaram apriomar colocando um conceito de imã a partir da Era de Ultron, o que justificaria mais ainda a volta do escudo. Particularmente para resolver isso eu criaria um conceito de magia, no qual o Thor poderia estabelecer que o escudo sempre voltasse para mão do Capitão América, assim como o Mjonir faz. Enfim, apenas uma idéia.


E você, tem algum luta memorável em que o Capitão América lança e ricocheteia seu escudo que te marcou? Confesso que o filme Capitão América Soldado Invernal trabalhou muito bem o conceito. Abaixo você pode ver um vídeo com diversas compilações do escudo.


Este aqui foi muito loko!!! Comenta aí se você lembra de alguma HQ com esta técnica.