Como Palpatine transforma Darth Vader em Sith depois do episódio III

Updated: May 4

Uma grande lacuna cinematográfica existe entre Star Wars Episódio III A Vingança dos Sith até Star Wars Episódio IV Uma Nova Esperança. Trata-se de Darth Vader. O que ele fez logo que se torna de fato um discípulo de Palpatine com seu novo equipamento e membro robóticos. Como ele se tornou um Sith? Como foi o seu treinamento? Para muitos fãs uma oportunidade única de fazer um filme solo (spin-off) com o maior vilão de todos os tempos. Será que a Disney teria culhão para fazer? Abaixo uma HQ e um curta fanmade como material desta fase nunca explorada nos cinemas.


VADER EPISÓDIO I: FRAGMENTOS DO PASSADO


Começando com um vídeo fanmade muito bom que mostra a reação imediata de Anakin após ser colocado na armadura de Darth Vader. O sentimento dele é de revolta e quer acertar as contas com o Imperador. Mas perde a batalha e na verdade tudo se trata de uma premonição do futuro.



EM BUSCA DO SABRE DE LUZ


Existe uma série de HQs feita pela Marvel licenciada pela Disney e Lucas Films Ltda que explica interessantemente como foram os primeiros passos de Darth Vader assim que termina o epsisódio III. Quais lições o Imperador ensinou e como se transformou através do lado Sombrio da Força. Vale muito a pena ler e deixar de fundo a trilha de Star Wars #ficaadica.


Uma reflexão interessante é que ele perdeu o sabre de luz para Obiwan Kenobi e o Imperador dá uma bronca nele, explicando que sua primeira lição como um Sith que está se tornando forte é conseguir um novo sabre de luz, mas terá que conseguir de um Jedi. E precisa assinar ele, pois o sabre de luz de um Sith é vermelho devido ao sangue que ele deve derramar. Com isso Darth Vader é deixado em um planeta distante e precisa conseguir se virar até conseguir a localização de um Jedi para poder roubar seu Kyber Cristal que é a base de um Sabre de Luz. O Kyber Cristal concentra energia e amplifia sua intensidade tornando-se ideais para sabres de luz e armas laser e podem ser sintonizados pela Força. A Ordem Jedi trabalhou para manter o conhecimento deles em segredo.



Com todas as sua habilidades de engenharia e a Força, Darth Vader consegue encontrar um Jedi poderoso chamado Kirak e precisa enfrentá-lo improvisando com armas que consegue. De primeira ele toma um pau e é quase morto.


Mas em uma segunda investida e apelando em utilizar sua força para ferir inocentes Darth Vader consegue eliminar o Jedi e roubar seu sabre de luz. O interessante desta HQ e ver como ele usa a Força e sua telesinese em diverso outras situações como reconstruir sua roupa com restos de um robô que encontrou. Ele estava só o pó mesmo.



Depois de conseguir seu primeiro sabre de luz e só para você saber ele, usa este antes de fabricar o seu próprio que conhecemos em episódio IV. Porém ele precisa sincronizar o Kyber Cristal com o lado sombrio da Força e neste momento algo inusitado acontece. Ao pegar o cristal verde ele realiza sua sincronização de Força e percebe que não consegue mudá-lo de cor e vai até o Imperador e eliminá-lo. Logo em seguida somos levados a um lugar tranquilo calma e lá está Obiwan Kenobi tranquilão, e Darth Vader aparece tira seu capacete e em gesto de arrependemento, tira seu capacete para ser executado por Obwian, mas o jedi exita e fala "Anakin". Essa parte é incrível na HQ, pois mostra a primeira tentativa de sincronizar o cristal totalmente falha e ainda com resquícios de bondade em Anakin. Tudo foi uma visão futurística, assim como o curta acima.

Depois disso ele parte para uma segunda tentativa de sincronização e começa a lembrar de tudo, inclusive deste momento de piedade de Obwian que despertou seu ódio mais ainda. Com isso ele finalmente consegue concentrar todo seu sofrimento e medo e converte o cristal na cor e sintonia da sua força. The Dark Side of the Force!!!


DIPLOMACIA E POLÍTICA


Agora que o bicho ta no auge do lado sombrio ele não tem paciência com ninguem. Mata oficiais e quando vai treinar uma equipe de elite para caçar jedis, ele simplesmente corta sempre os braços ou mãos de cada um deles. Este grupo é denominado como os Inquisitores e são guerreiros sentivos a Força treinados por Vader para caçar e exterminar Jedis além de recrutar todas as crianças identificadas como sensíveis à Força para serem novos aliados.


O Palpatine que não é bobo e sabe que precisa de um exército do seu lado, afinal de contas se algum Jedi estiver vivo é uma grande ameaça para ele, principalmente agora que está no poder. O grande ensinamento aqui para Vader é que a raiva, o ódio e o medo sejam naturais do lado sombrio eles podem se tornar o seu mestre e conduzir as decisões sem o seu controle. Além disso eles pretendem governar uma galáxia viva e não morta.



ESTRATÉGIA MILITAR


Apesar de ser um bom estrategista militar e ótimo nas operações, Darth Vader era muito convencido e acreditava que nunca perderia para ninguem ficando cego em alguns momentos. Palpatine sabia que isso poderia prejudicar seus planos e com isso recruta o Governador Tarkin para ser seu General e inclusive comandar Vader e explica que se ele não obecer Tarkin é como se não obedcesse o Imperador.


Vader dá um desafio para Tarkin caçá-lo e assim duvida um pouco da superioridade de Tarkin que consegue estrategicamente vencer Vader. É desta maneira que Vader cria um respeito e uma lição valiosa em que a estratégia é tão importante quanto usar a Força no Lado Sombrio. A autoconfiança e arrogancia podem deixá-lo totalmente cego.

MUSTAFAR


Mustafar é o planeta onde Anakin perde sua amada e sua batalha com Obiwan. Vader escolhe este planeta como lar e presente de Palpatine além de ganhar um artefato Sith que é um capacete que evoca uma antiga Lorde Sith chamada Momin que ajuda a construir e fazer o design do seu castelo e cria inclusive um portal que acessa as profundesas do Lado Sombrio com outra dimensão, prometendo a Vader um contato com Padmé. Mas lá ele só consegue dar o seu mais profundo aperfeiçoamento Sith, realizando seus desejos mais profundos, desde eliminar todo o Conselho Jedi, atormentar sua versão criança, eliminar Palpitine (inclusive sua forma astral utiliza raios vermelhos do lado sombrio em Palpatine, pois sua forma astral não tem os circuitos e mãos robóticas que provavelmente o impedem de usar) e ver novamente Padmé morrer mas desta vez ela se despede dele.


Ele tem uma visão inusitada do futuro sem entender bem o que é, mas que será importante para ele. Esta visão final que na verdade é Luke Skywalker é a promessa de Momin se realizando, mas Vader fica sem entender bem quem é a figura em azul e consegue entender que finalmente é um verdadeiro Sith, mas com uma gota de esperança sobre esta mensagem para realizar seu mais profundo desejo: encontrar Padmé.

E assim, Darth Vader se estabelece em Mustafar com seu Castelo, que inclusive aparece m Rogue One e lá se aprimora constantemente.