Entenda Pokémon GO

Esta semana saiu no Brasil o Pokémon GO. Esta é uma febre no mundo todo e hoje venho explicar mais ou menos como ele funciona.

Quando baixei o Aplicativo, eu tive um pouco de dificuldade para entender o jogo. O primeiro motivo é que nunca tinha assistido aos desenhos e não entendia muito desse universo, o segundo é que você precisa passar algumas fases para começar a treinar os seus Pokémons.

Não existe um limite para pegar seus Pokémons, então pegue repetidos também pois alguns deles tem evolução e quando eles tem, na ficha técnica deles vem escrito “Evolve”. Outra coisa que é legal é que quando você pega vários do mesmo, você pode trocá-los com o professor por Candies, assim o CP (Combat Power) outros pokémons do mesmo tipo ficam mais fortes.

CP – Combat Power é a força o seu Pokémon, a cada fase eles vão ficando mais fortes e com os treinos também. Dica: Tenha a certeza de trocar com o professor só os repetidos que tenham o CP mais baixo.


Pela sua cidade terão Pokéstops onde você poderá coletar Você pode encontrar pokébolas, pokémons, incensos, ovos, etc.


Poké bolas – A Poké ball é o item que você vai usar para pegar o seu Pokémon que aparece sempre perto dos poké stops ou até pelo meio do caminho de onde você estiver. Por exemplo, estava fazendo este post no meu quarto, e apareceu um aqui dentro, claro que eu peguei! 🙂

Poção – A Poção é um remédio para melhoras os machucados dos Pokémons, ele melhora o HP do Pokémon em até 20 pontos.

Revive – O revive recupera o Pokémon morto.

Incence – O incenso é uma fragrância que atrai pokémons por 30 minutos. é como se fosse uma isca de Pokémon.

Lure module – é outro tipo de isca para atrair pokémons nos Pokéstops, qualquer treinador pode usá-lo.

Eggs – Outra coisa que você pode obter nos Pokéstops são os ovos de Pokémon. Esses ovos podem ser chocados pelo Egg Incubator (que você pode comprar por um preço bem carinho) ou andando por alguns kms o mais longe que vi são 5km, depende do tipo de ovo que você adquiriu.  

Egg Incubator – Serve para chocar os ovos (que você pode comprar por um preço bem carinho) ou pode achar por alguns Pokéstops, mas elas são mais difíceis de se encontrar. Quando se coloca o ovo dentro da Incubator, você precisa andar alguns kms (o mais longe que eu vi eram 5km) para chocar o ovo. Você adquire uma delas quando acessa o jogo, mas só pode ser chocado um ovo por vez. 

Bag Upgrade – O Bag Upgrade pode ser comprada apenas e é bom se você quer ter mais espaço para guardar as coisas que você coleta nos Pokéstops (sim, existe um limite).


Lucky Egg – O Lucky Egg é um ovo especial encontrado no Pokémon Go. Quando  você utiliza ele no jogo, ele dobra sua experiência durante 30 minutos,  pode ser capturando Pokémons, ou passando por PokéStops.

Ginásios – Os ginásios são lugares para treinar seus pokémons, eles ficam em pontos da cidade, mas você só poderá usá-los quando atingir a fase 5.

Times: A partir do nível 5, quando você entra para treinar nos ginásios, você é convidado para participar de um time. São apresentados 3 tipos de times, e cada um tem uma estratégia diferente no jogo.

Existem uns prêmios quando você alcança metas no jogo, como pegar 10 tipos de pokémons diferentes por exemplo. A cada um desses desafios, você ganha pontos extras.

Como pegar o Pikachu?

O Pikachu tem uma manhazinha, logo que você entra no jogo você precisa ignorar os Pokémons Charmander, Bulbasaur e o Squirtle 3 vezes. Após você ignorá-los o Pikachu aparece para você pegá-lo.

#pokemongo