Exterminador do Futuro - Conheça a saga de Jane Connor, filha de Sarah Connor

Updated: Apr 20

Existem diversas HQs do Exterminador do Futuro e uma das histórias mais interessantes é um universo alternativo onde ao invés de dar vida a Jonh Connor, Sarah é mãe de Jane Connor.


Tudo começa em The Therminator “Tempestade” (1991) da Dark Horse. Três meses depois de Jonh explodir a Skynet e enviar Kyle Reese, um squad de sete soldadados da resistência, está tetando invadir uma das bases abandonadas da Skynet para usar a maquina do tempo. Eles inadagam que teoricamente a luta deveria terminar uma vez que o mainframe central da Skynet tinha sido destruido, como foi relatato no primeiro filme do Exterminador do Futuro, mas isso faz parte da lógica humana, no caso das máquinas elas não precisam necessariamente de um lider e não foram configuradas para se render.


Prova disso é um exterminador infiltrado que segue eles, mas ele precisa de ajuda e como está em uma fábrica vai encomendar

3 exterminadores, para auxilá-lo .



Mas o grande objetivo deste squad liderados pela Coronel Mary Randall, era de usar o protótipo da máquina do tempo, depois que eles souberam o que Jonh e seus soldados tinham feito. A equipe pretende anular os trabalhos do projeto Bellerephon dos cientistas Dr. Bertram Hollister e Dr. Ed Astin, que foi a base do projeto Skynet logo depois de encontrarem os destroços do primeiro exterminador do futuro, que foi matar Sarah Connor.


Apesar da base estar aparentemente abandonada um exterminador híbrido está seguindo o grupo e consegue encomoendar 3 exterminadores para auxiliá-lo. Como a fábrica demora para produzí-los o squad consegue escapar e viaja no tempo para a década de 90.




Enquanto isso os 4 exterminadores acabam rendendo um dos rebeldes que ficou para dar retaguarda ao grupo e eles voltam no tempo para perseguir o squad, porem uma curiosidade, os exterminadores plantam uma arma lase na barriga de um dos soldados capturados para poder usar no passado e o cientista Dr. Bertram Hollister encontra a arma. Tudo indica que isso auxiliou mais no desenvolvimento das armas lasers. O Exterminador loiro alto é o C890.L.




Depois de um tempo no passado descobrimos que o Cyborg Híbrido que encomendou os 3 exterminadores e conduziu a viagem do tempo deles ao passado, acaba ficando sem a influência de Skynet no passado e acaba ficando mais atonomo e com isso abaca ficando do lado da resistencia, pois seu lado humano falou mais alto. Vale lembrar que esta HQ foi feita em 1991 e iniciou o conceito de exterminador híbrido com orgãos humanos, muito similar ao modelo que vimos em Terminator Salvation, o Marcus. O cyborg hybrido tem o nome de Dudley explica que foi um dos primeiros prisioneiros de Skynet que modificou ele e utilizou suas habilidades cirurgicas para reparar e trocar pecas dos exterminadores que estavam infiltrados. Ele era um renomado cirurgião.



A historia continua em THE TERMINATOR: SECONDARY OBJECTIVES (1991) da Dark Horse. Depois de somente ficarem vivos os a Mary, Dudley e um dos cientistas, o modelo C890.L fica sem sua camada humana e em uma perseguicao obsessiva para exterminá-los. Aparece uma nova exterminadora (Z000.M) que foi configurada pela Skynet, depois de 6 meses que o grupo da Coronel Mary Randal invadiu. Isso mostra que Synet voltou. Ela volta no tempo e se torna aliada do C890.L, e tem como missao numero 1, auxiliar o Dr. Bertram Hollister em seu projeto, mas o modelo C890.L acaba sendo reconfigurado para proteger Coronel Mary e Dudley, que estão indo ao encontro de Sarah Connor. Eles acabam se exterminando… mas o C890.L parece estar em funcionamento e agora que cumpriu sua primeira diretriz ele tem um segundo objetivo matar Sarah Conor. Abaixo a treta entre o C890 agora configurado para proteger Mary e Dudley contra a exterminadora Z000.M.



Continuando em Terminator - Inimigo Interno (1992) Dark Horse. Acaba rolando um clima entre o Dudely e Mary mas o fato é que pensam coisas distintas. Enquanto ela quer matar o lado android dele, o lado android dele quer o mesmo. É um romance bizarro.

Olha quem voltou locão, o C890.L. O Exterminador mais hirado das HQs. É engracado porquê ele se reconstroe com peças do ferro velho e acaba se inspirando em uns motoqueiros e fica com esse visual com chifres. Ele até tenta se disfarcar de polícia, mas como ele perdeu a camada humana fica até engraçado ver.



Mas o trio que vai em busca da Sarah, só conseguem achar uma carta, que resumidamente explica que ela nao tem como ajudar ninguem, pois precisa cuidar do Jonh e que se for uma máquina que estiver lendo entao vai se f$%&#.


Ao lado imagem do Exterminador que foi enviado para matar Sarah Connor no dia em que vai dar a luz para Jonh Connor. Mary esta indo ao encontro para poder salvar Sarah.


E nesta HQ o nascimento do Jonh Connor sera no Texas. Em uma reviravolta do destino, em vez de proteger o nascimento de John Connor, Mary permitiu a vinda de Jane Connor. Este evento tem repercussões cataclísmicas na linha do tempo, gerando um futuro alternativo no qual o Dia do Julgamento ainda acontece, mas sob a liderança de Jane Connor e a resistência consegue impedir que qualquer Exterminador não consiga voltar no tempo, quebrando o paradoxo da predestinação.





De alguma forma, Mary sobrevive à súbita mudança na realidade e se lembra do detetive que está auxiliando ela, mas não faz ideia do porquê de estar lá. E o Exterminador que estava prestes a encontrar Sarah no momento do nascimento de Jane desaparece, sinalizando que a ação de proteger o nascimento da Jane repercutiu em uma nova linha do tempo. Esse tipo de recurso nunca foi utiizado nos filmes da franquia.




Se você quer ler esta saga a indicação sequencial é a seguinte:


  • The Therminator “Tempestade” (1991) - Dark Horse

  • The Terminator: Secondary Objectives (1991) - Dark Horse

  • The Terminator - Inimigo Interno (1992) - Dark Horse

  • The Terminator - End Game (1999) “Endgame” - Dark Horse




Existem outros diversas HQs sobre o Exterminador do Futuro que podem ser vistos neste vídeo abaixo.