Kang, o Conquistador | Entenda o personagem

Kang, o Conquistador, parece que terá um papel de protagonista no MCU, então vamos fazer uma retrospectiva nerdakia nas HQs sobre este personagem e seus poderes.


Kang, o Conquistador foi introduzido na série do Loki e logo mais terá um papel importante no próximo filme do Homem-Formiga (Entenda todas as versões do Homem-Formiga). O grande poder de reescrever o universo torna Kang, o Conquistador um vilão perigoso e que já enfrentou diversas vezes o Quarteto Fantástico, X-Men (5 motivos para X-men entrar no MCU) e Vingadores. Por isso ele pode ser uma ótima estratégia para introduzir o Quarteto Fantástico no MCU. Nas HQs


Kang, o Conquistador
Kang, o Conquistador contra os Vingadores

Kang, o Conquistador é um ser humano sem superpoderes e suas ações e de suas variantes para conquistar o universo Mavel podem moldar o futuro da Fase 4.


Nos quadrinhos, Kang é descendente de Reed Richards, que é um dos homens mais inteligentes do Universo Marvel. Kang também tem um intelecto excepcional que lhe dá vantagem contra quase todos os heróis. Seu intelecto permite que manipule a tecnologia e as armas que coleta em várias linhas do tempo, aumente suas próprias habilidades e manipule aqueles ao seu redor para fazer o que ele deseja. Isso faz com que Kang consiga ter uma ótima experiência em combates e esteja preparado para eventuais mudanças de cenário.


Vilão experiente, sempre tem um plano B, mesmo se for derrotado.


O Doutor Destino e sua armadura foram uma inspiração para sua roupa e capacete, que possuem tecnologia e funciona como um dispositivo para transferir a alma (intelecto) para outro corpo caso sofra uma lesão fatal em uma luta.


Teletransporte e diversos artefatos de linhas temporais de Kang

Outro poder é o teletransporte, que nas HQs estava mais associada a artefatos que Kang tinha e o Cubo Cósmico por exemplo. Mas sim, teletransporte é um de seus poderes. Estes artefatos são conquistas de sua experiência em todas as linhas do tempo que ele passou. Um destes artefatos é uma pedra chamada "Luz dos Séculos" que tem energia que pode transportar através do espaço e tempo conforme Kang desejar. Ele tem diversas cópias do Escudo do Capitão América, armaduras do Homem de Ferro e até a viseira do Ciclope. Ele tem uma versão do Olho de Agamotto. Enfim, é um vilão overpower sim. Até um Visão ele tem. O Colecionador tem uma certa inveja dele e nós também.

Kang, o Conquistador coleciona artefatos na linha do tempo
Kang, o Conquistador coleciona artefatos de várias linhas do tempo

Mas ele não só coleciona, como também aprisiona personagens quando deseja. Isso o torna mais perigoso ainda.


O estudo, a conquista e a manipulação do tempo tem sido o objetivo de Kang nas HQs. Ele estudou como o tempo funciona no Limbo, conquistou pontos históricos no passado e no futuro da Terra e viajou pelo Multiverso coletando seus troféus. A viagem no tempo é a chave para descobrir quem é Kang e o que ele deseja. Todas as suas outras habilidades e poderes facilitam a meta de governar todos os tempos e por toda essa complexidade o torna um vilão muito perigoso,


Kang, o Conquistador é parente de Reed Richards

Kang, o Conquistador citado como parente de Reed Richards
Kang, o Conquistador citado como parente de Reed Richards

Em uma história de What If, descobrimos que o nome verdadeiro de Kang é Nathaniel Richards, fazendo uma homenagem direta a seu ancestral Reed Richards do Quarteto Fantástico. Lembrando que Kang é de um futuro muito distante. Ele chegou a fazer um teste de DNA que já confirmou ser mesmo parente de Richards na realidade atual. Outro ponto de referência é quando Capitão América e Cavaleiro Negro estão treinando na sala de luta dos X-Men (6 encontros dos X-Men com os Vingadores) e Kang, o Conquistador é descrito como descendente de Reed Richards.


Existem outras histórias que colocam em dúvida este parentesco, mas no geral define-se que ele é sim descendente de Richards. Como vão explorar isso no MCU ainda não sabemos, mas nas HQs foi impactante descobrir este parentesco.



Ahura como Kang, o Conquistador

Kang o Conquistador como filho do Raio Negro
Kang versão do filho do Raio Negro

Em um momento de apocalipse e na saga "Time Runs Out" o Raio Negro deu secretamente seu filho Ahura para Kang, o Conquistador e após eventos das Guerras Secretas de 2015 o Multiverso foi restaurado e os inumanos que tentaram recuperar seu filho Ahura descobrem que na verdade ele tinha assumido o manto de Kang e foram forçados a matá-lo.



Kang, o Conquistador em sua versão mais jovem

Kang forma os Jovens Vingadores
Kang forma os Jovens Vingadores

Outra versão curiosa de Kang, que pode ser explorada na fase 4 o MCU é o personagem Rapaz de Ferro, uma versão mais jovem de Nathaniel Richards / Kang, o Conquistador, que foi enviado de volta ao presente como um meio de acelerar sua transformação em Kang, o Conquistador. Em vez disso, o Rapaz de Ferro formou os Jovens Vingadores.


Kang faz esta formação de equipe para tentar reverter seu futuro. Por incrível que pareça Kang tem um lado ético e que deseja fazer justiça. Isso pode nos levar a uma versão futura no MCU desta equipe de jovens Vingadores.


Uma das coisas mais interessantes sobre Kang é que existem várias versões dele correndo por aí que são todas ele. Enquanto o MCU está indo com a explicação multiversal, nos quadrinhos, cada versão é uma versão mais jovem ou mais antiga de Kang. Por exemplo, o Rapaz de Ferro é ele quando adolescente e Immortus é uma versão mais mais velha de Kang, o Conquistador. Nas HQs é comum as versões de Kang se encontrarem em brigarem.


Versão Immortus de Kang, o Conquistador

Kang, o Conquistador versões jovem e mais velho
Kang, o Conquistador versões jovem e mais velho

Pouco se sabe desta versão mais velha e experiente de Kang, o Conquistador. Mas ele tem funciona como um delegado do tempo. Immortus também estava podando linhas do tempo alternativas problemáticas, como por exemplo da Feiticeira Escarlate (veja Feiticeira Escarlate vs Fênix). Ele primeiramente observava e verificava as divergências (assim ganhava algum conhecimento extra) mas apagava tudo com muita facilidade. Basicamente a origem de Immortus é assim: Kang, o Conquistador voltou ao antigo Egito para governar como o Faraó Rama-Tut e depois de muitas conquistas ele viajou para o Limbo, onde assumiu o nome de Immortus.


Conselho Kang

Conselho do Kang o Conquistador
Conselho do Kang o Conquistador

Por existir muitas versões e Kang acabar perdendo o controle, é instaurado o Conselho dos Kangs liderados por um Prime Kang que foi enganado por Immortus para eliminar todos os Kangs divergentes no Multiverso e garantir que o destino de Prime Kang como Immortus.



Kang, o Conquistador derrota os Vingadores

Kang, o Conquistador derrota os Vingadores
Kang, o Conquistador derrota os Vingadores

Na HQ "A Dinastia Kang", vemos Kang, o Conquistador retornar ao período atual e com um exército equipado com tecnologia avançada conquistou a Terra. Ele fez isso com a ajuda de seu filho Marcus (Centurião Escarlate). Ao fazer isso, Kang, o Conquistador finalmente derrotou os Vingadores e forçou os governos do mundo a obedecerem ele. Esta é uma das maiores vitórias de Kang, o Conquistador. Para nossa sorte Marcus começou a gostar de Carol Danvers (Capitã Marvel), e essa foi a brecha que os Vingadores precisavam para retomar a conquista de Kang. Nesta HQ podemos ver muita destruição e por uma infeliz coincidência foi muito próximo dos eventos de 11 de setembro.

Kang, o Conquistador e seu filho Marcus
Kang, o Conquistador e seu filho Marcus


Kang Corp

Cross-Time Kang Corps
Cross-Time Kang Corps

Interessante que já existiu um grupo de seres alienígenas de diferentes linhas do tempo e dimensões que mataram sua versão de Kang, o Conquistador e assumiram seu papel, mais tarde se reuniram para procurar por uma "Arma Suprema" e entraram em conflito com o Kang Prime.


Kang, o Conquistador e suas variantes

Kang, o Conquistador e suas variantes
Kang, o Conquistador e suas variantes

Kang, o Conquistador já viajou tanto no tempo que criou uma quantidade infinita de duplicatas deslocadas no tempo. Isso leva a muitas histórias complicadas onde realidades alternativas são criadas e o curso das histórias são alterados. Os Kangs aparecem no decorrer das histórias ou ao mesmo tempo. Um dos grandes desafios da leitura era tentar descobrir qual era o Kang original e isso era muito difícil, pois além de poderem ser mortos, algumas versões já se mataram e como vocês sabem, ele tem um mecanismo de colocar sua alma em outro corpo então já viu. Personagem complexo e difícil de controlar. Vale lembrar que no MCU o vilão foi introduzindo na série do Loki.