O Natal está chegando!

 Já estamos no clima de Natal, e o Canal Fusi aproveita para relembrar alguns filmes marcantes do cinema que valorizam o espírito natalino ou simplesmente se passam no mesmo período, para assistir com a família, amigos ou com quem gostamos.

A Felicidade Não Se Compra

Indicado a cinco prêmios Oscar, o longa conta a triste história de um homem que tem uma vida difícil e decide se jogar de uma ponte no Natal. No entanto, ele recebe a visita de um Anjo e passa a repensar sua escolha.

Esqueceram de Mim

Um dos maiores clássicos do cinema dos anos 90. Envolvente, simpático e extremamente divertido, o primeiro Esqueceram de Mim transformou Macaulay Culkin em um astro do cinema.

Na história, Kevin (interpretado por Culkin) é deixado para trás pela família durante as férias de natal. Sozinho, ele aproveita ao extremo a casa enorme e os quartos que um dia eram proibidos, mas sua rotina acaba abalada com o aparecimento de dois ladrões pelas redondezas.

O Natal do Charlie Brown

Não é exatamente um filme, é um curta de apenas 25 minutos (veja acima). Mas ainda assim, está presente pela sua importância. A animação é a primeira aparição da turma do Charlie Brown nas telinhas, após anos brilhando nos jornais.

A animação também representa como poucos o espírito do Natal. Na trama, Charlie Brown está incomodado com o fato de que as pessoas ligam mais para o lado mercadológico do Natal do que para os sentimentos e significados por trás da data.

O Expresso Polar

O longa ficou marcado como a primeira animação com captura de movimento. Trata-se de uma obra com muito espírito natalino, contando com canções clássicas na trilha sonora, como “Santa Claus is Comin’ to Town”, “Silver Bells”, “Here Comes Santa Claus” e “White Christmas”. A trama envolve um garoto que não acredita mais no Papai Noel, mas que em determinado dia se vê em meio a uma verdadeira aventura natalina, à bordo de um trem misterioso.

Meu Papai é Noel

Após acidentalmente matar o Papai Noel às vésperas do Natal, o vendedor de brinquedos Scott Calvin (Tim Allen) é obrigado a assumir o papel do bom velhinho para tentar salvar o final de ano de crianças de todo mundo. Um filme família com uma premissa original e divertida.

Duro de Matar

Não é bem um filme de natal, mas se passa na época. Lançado em 1988, o primeiro Duro de Matar traz o terrorista Hans Gruber (Alan Rickman) invadindo uma festa de Natal, mas infelizmente ele não ccontava com a presença de John McClane (Bruce Willis) na festa. Na trilha sonora tem clássicos como “Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!” e “Jingle Bells”. Para colocar mais clima de natal, no filme também tem uma cena em que McClane coloca o gorro do Papai Noel em um vilão assassinado e ainda assina uma mensagem com o tradicional “Ho Ho Ho”.

O Estranho Mundo de Jack

O Estranho Mundo de Jack é uma animação com o visual sombrio e exótico. Escrito e produzido por Tim Burton, o longa gira em torno de uma cidade que só comemora o Halloween. Após verificar o espírito natalino de outra vizinhança, Jack decide que a população do local deve promover seu próprio natal.

O Grinch

Grinch é um sujeito mal humorado, estranho e que odeia o Natal. Ele cria um plano mirabolante para “roubar o Natal” e impedir que moradores da cidade vizinha celebrem a data. O filme é bem divertido, possui um visual marcante e tem o Jim Carrey como protagonista.

Milagre na Rua 34

Esse longa dos anos 40, conta a bela história de um senhor que afirma ser o Papai Noel e é tratado como louco. Determinado dia, um jovem advogado decide defendê-lo no tribunal afirmando que ele é mesmo o bom velhinho. É apaixonante, belo e envolvente, o longa recebeu três estatuetas no Oscar de 1948.

O Conto de Natal dos Muppets

Os amados personagens dos Muppets, como Caco, Miss Pig e Gonzo, também celebram o Natal. Em O Conto de Natal dos Muppets, uma inusitada e divertida versão para os cinemas da história clássica de Charles Dickens, Um Conto de Natal, que mostra a história do ganancioso e avarento Ebenezer Scrooge.

Um Duende em Nova York

Neste divertido longa, Will Ferrell é um humano criado no Polo Norte que acaba se tornando um elfo. Seu tamanho avantajado acaba prejudicando o contato com os outros ajudantes do Papai Noel, então ele se muda para Nova York em busca de sua verdadeira identidade.

Os Fantasmas Contra-Atacam

Mais uma versão adaptada de Charles Dickens para as telonas. Este longa conta a história de Frank Cross, um diretor de uma rede de TV que só pensa na audiência e no sucesso do canal, pouco se importando para a vida de seus funcionários. Determinado dia, recebe a visita de três fantasmas, um do passado, um do presente e outro do futuro e é obrigado a confrontar suas escolhas.

Os Fantasmas de Scrooge

Robert Zemeckis, o mesmo diretor de O Expresso Polar, comanda outra produção da adaptação de obra clássica de Charles Dickens. Ebenezer Scrooge é interpretado por Jim Carrey.

Gremlins

Essa comédia de terror mostra que nem todo presente de Natal pode só trazer coisas boas. O filme conta a história de Billy Peltzer (Zach Galligan), um jovem que ganha uma graciosa criatura de seu pai. O problema é que para que o presente de Natal não dê problemas, é preciso não deixar que ele se molhe, não fique exposto a luz, nem coma após a meia-noite. Tudo isso pode gerar sérias e assustadoras consequências.

Desde já o FUSI agradece o apoio de vocês e deseja um feliz natal e um próspero ano novo!

Por: Pedro Furtado

#Natal