Ranking dos filmes de Star Wars

A franquia Star Wars passa por diversas gerações desde o lançaento do primeiro filme em 1978. São mais de 40 anos com Star Wars e existem opiniões diferentes sobre as atuais produções, mas clássico é clássico e não é a toa que a franquia original está bem avaliada no IMDB. Veja a lista e compare com a sua opinião. Obviamente o último filme (Star Wars: A Ascensão Skywalker) não entra na lista pois ainda não estreiou até o fechamento deste post.


Nota 8.7

Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Darth Vader no Império Contra-Ataca
Darth Vader no Império Contra-Ataca

Considerados uma das melhores continuações de filmes de todos os tempos e o melhor filme de Star Wars, O Império Contra-Ataca faz jus ao seu título consagrando Darth Vader como o vilão absoluto da franquia.






Nota 8.6

Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars
Star Wars

Primeiro filme de Star Wars e muito cultuado pelos fãns. Aqui entendemos os caminhos da força e somos apresentados a um universo com várias raças e muitos robôs que coexistem em uma galáxia decadante. Os interesses sobre os Jedis e ascenção do Império no passado são iniciados aqui.




Nota 8.3

Star Wars, Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

Luke Skywalker
Luke Skywalker

Com uma cena inicial de tirar o fôlego, o terceiro episódio fecha a primeira trilogia clássica. O retorno triunfal do jovem Skywaler e novas surpresas são reveladas. Mesmo com a pegada infantil dos Ewoks é considerado de fato o terceiro melhor filme da franquia.




Nota 7.9

Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Kylo Ren
Kylo Ren

Por enquanto é o filme mais bem avaliado depois de todos que foram lançados após a trilogia clássica. Dirigido por J.J Abrams o filme consegue reacender o espírito de Star Wars para os fãns e iniciar uma nova trilogia com novos personagens que despertam a curiosidade e o duelo entre uma nova geração de heróis e do Império. Detalhe: este filme foi produzido 32 anos depois de o Retorno de Jedi.




Nota 7.5

Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

Anakin vs Obiwan
Anakin vs Obiwan

O mais sombrio de todos, conta como Darth Vader surge e mostra a decadência da democracia e dos Jedis frente ao Império. O papel de Yoda e Obiwan são marcantes e muitas das dúvidas sobre o passado dos Skywalkers são revelados neste filme.






Nota 7.1

Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Luke Skywalker e Rey
Luke Skywalker e Rey

O mais polêmico até aqui. Muitos fãns odeiam e a crítica gostou. Rey encontra seu tutor para os caminhos da força. Enquanto isso a Resistência está sendo perseguida e existem muitos conflitos em suas lideranças. Kylo Ren se consagra como vilão. Particularmente pra mim o filme mais fraco da franquia.




Nota 6.6

Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

Yoda
Yoda

O senado está perdendo e apelam para um exército de clones. Aqui podemos ver Yoda utilizando suas habilidades com sabre de luz pela primeira vez. Muitas questões não são respondidas, mas é necessário ler os livros que complementam o universo. Anakin começa a demonstrar suas contradições. O filme poderia ter sido muito melhor mas peca por alguns exageros de CGI e pouca história desenvolvida.


Nota 6.5

Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Darth Maul
Darth Maul

Apesar de estar como último a avaliação o filme trouxe o vilão Darth Maul além de cenas épicas na batalha final. Infelizmente o personagem Jar Jar Binks deixou vários fãns enfurecidos por ser um personagem bobo e que agregou pouco a franquia. Não concordo que deva ser o último, eu assisti 11 vezes no cinema.